Tendência da arquitetura contemporânea, o vidro vem sendo a cada dia mais utilizado em fachadas de residências, prédios e muros. A recente novidade possui uma aceitação tão grande que hoje é possível ver vidros cobrindo uma parede inteira de uma residência tanto na interna, quanto externa.
O vidro além embelezar a casa, permite a interação e integração dos ambientes e ao contrário do que muitos pensam, é seguro. A Fred Temper Vidros Temperados, comercializa vidros dos mais variados tamanhos e modelos. O proprietário Volmar Adir da Costa, destaca que seu uso vem substituindo as tradicionais janelas, portas e até mesmo paredes e muros. “Além de mais bonito esteticamente, o vidro deixa o local leve, moderno, sofisticado e é mais barato do que uma parede de alvenaria e é uma obra rápida, visto que é montado com grandes placas de fácil instalação. Sem contar que a manutenção e limpeza são simples e fáceis de serem feitas”.
“Além de mais bonito esteticamente, o vidro deixa o local leve, moderno, sofisticado e é mais barato do que uma parede de alvenaria e é uma obra rápida, visto que é montado com grandes placas de fácil instalação. Sem contar que a manutenção e limpeza são simples e fáceis de serem feitas”.
Atualmente devido à grande procura, as empresas disponibilizam vidros de diversas cores e tamanhos e simetrias como, curvos, retos e com vários recursos como o bloqueio solar e vedação de sons. Diante de tantas opções fica até difícil escolher a melhor opção.
Vidros curvos acompanham a fachada arredondada, trazendo um design arrojado à construção. Em sua volumetria, a casa se destaca pelas paredes curvas e área envidraçada, que caracteriza seu exterior. Os curvos também são excelente opção para edificações comerciais e dão beleza e elegância nas obras residenciais.
O sistema spider em vidro temperado, deixa somente o vidro inteiriço aparente sendo fixado em uma estrutura interna e que permite a utilização do vidro curvo. O vidro com proteção solar é indicado para locais com muita incidência de raios solares, o que controla a entrada de calor e garante conforto térmico aos ambientes internos. O vidro também pode controlar a entrada de calor e com alguns materiais mais modernos é possível economizar até 70% de energia com ar-condicionado.
As opções coloridas podem ser encontradas em vidros comuns ou com proteção solar, as cores mais usadas em ordem de preferência são, transparente, verde, azul e fumê. No entanto a cor é uma questão relativa, já que depende de diversos fatores, dentre os quais gosto do cliente e estilo de projeto.
Os vidros refletivos, popularmente conhecidos como vidros espelhados, impedem a visão de quem está do lado de fora, garantido privacidade, sem prejudicar a visibilidade de quem está no interior do ambiente, dão brilho e luminosidade a fachada e podem ser encontrados em diversas cores. Há anos, o vidro refletivo laminado é utilizado em fachadas de prédios principalmente comerciais. A novidade é que hoje ele pode ser refletivo e térmico sem ser laminado, dando lugar ao temperado que possibilita a aplicação em qualquer tipo de projeto.
Uso interno do vidro
O uso de vidros em residências cresceu 30% nos últimos dois anos. Portas e boxes de banheiro, divisórias, sacadas, fachadas, corrimão de escadas dentre outras já se tornaram aplicações comuns do vidro.
Muros com vidro
Cada vez mais o vidro vem substituindo os tradicionais muros de concreto, porém eles podem também ser utilizados de forma casada, e até mesmo formarem um conjunto visual harmônico na residência.
Um muro moderno pode enaltecer a beleza de uma residência ou de um prédio. Os muros de vidro além de impor elegância, leveza, segurança e iluminação, podem valorizar e viabilizar o paisagismo, a iluminação e a fachada das casas.
*fonte: Folha do Nordeste
Comentários